RANCHO FOLCLÓRICO

RANCHO FOLCLÓRICO

O Rancho Folclórico dos Trabalhadores da Saúde e Segurança Social de Viseu está ligado ao Centro Cultural Social e Desportivo nº 500 de Viseu. Criado a 24 de Fevereiro de 1983 com op objectivo da ocupação dos tempos livres dos associados e familiares desta Associação está em plena actividade sendo um dos nossos cartões de visita, que ao longo do ano vai participando em festas, romarias e festivais de folclore, e realiza normalmente no mês de Setembro no Palco da Feira de São Mateus o seu festival nacional de folclore.

Cantamos e dançamos folclore da região de Viseu, predominando nas danças as modas de roda como manda a boa tradição beiraltina.

O nosso Grupo é composto por 40 elementos, sendo 11 oa pares bailadores e os restantes distribuídos entre tocata e cantadores.

Simbolizando as vestes de festa, aquele com que as pessoas saíam ao domingo, o grupo apresenta também alguns trajes de trabalho que se completam com os respectivos adereços, alguns peças autênticas usadas noutras épocas e que estavam guardados religiosamente. Os trajes são por isso uma amostra viva dos usados nas diversas actividades e onde se realça os trajes de, Fiandeira, Ir à Igreja, Lavadeira, Moleiros, Noivos, Pastor, Romaria, Senhorinha, Carqueijeira e outros.

O batismo internacional aconteceu em 1987 em Monteraux (França). Em 2003 a convite das Comunidades Portuguesas estivémos em Neuchatel (Suiça). Em 2007 a convite da Casa das Beiras em Toronto (Canadá)

Horário: 2ª feira        21h30/23h00       Salão de Festas, Sede